sábado, 3 de novembro de 2012

Network + Exam Tutorial: Portos, números de porta, e tomadas


Se há uma coisa que pode ser um pouco confuso para muitos Rede + candidatos do exame de certificação, é o conceito de portas e tomadas. Bem, foi confuso para mim quando eu comecei com certificações de computador! Vamos dar uma olhada em portas e tomadas, e porque precisamos deles em primeiro lugar.

Rede passado + tutoriais exame se concentraram em como PCs duas começam a se comunicar, mas o que temos que ter em mente é que os PCs de acolhimento podem e provavelmente terá vários tipos de comunicações acontecendo ao mesmo tempo. Um único PC pode ser o envio de e-mail, receber um pedido de Telnet, e acessar a Internet ao mesmo tempo. Essas conversas têm de separados .. mas como?

Através do uso de portas, que é como. Cada tipo de potencial de conversa um host pode ter é pré-atribuído um número de porta, e esses números de porta permitir diferentes tipos de comunicação a ter lugar através do mesmo cabo físico, mantendo-os separados logicamente.

Vamos voltar para o PC que estávamos falando. Se o PC está usando SMTP para comunicações de e-mail, ele irá usar a porta 25. Ao mesmo tempo, o anfitrião vai estar usando a porta 23 para Telnet e porta 80 para acessar a web via HTTP. O mesmo cabo físico está em uso, mas as comunicações são mantidos logicamente separados pela utilização de números de porta.

Um soquete é simplesmente o endereço IP do servidor seguido de dois pontos eo número da porta em uso. Se o anfitrião mencionado anteriormente tinha um endereço IP 10.1.1.1, o número do soquete para SMTP seria 10.1.1.1:25, 10.1.1.1:23 para Telnet e 10.1.1.1:80 para HTTP.

O intervalo de números de porta é muito grande - de 0 a 65.535 - eo 0-1023 intervalo é conhecido como os bem conhecidos números de porta. Não se preocupe, você não tem que memorizar todos eles! Como você ganhar mais e mais experiência com redes, você vai se surpreender como muitos deles você se lembra, sem sequer pensar sobre isso. Nesse meio tempo, tanto para a sua Rede + e exames CCNA, bem como trabalhar com redes do mundo real, é uma boa idéia para saber a lista de portas mais usadas.

File Transfer Protocol utiliza ambos de 20 portos e 21.

Telnet usa a porta 23.

Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) usa a porta 25.

Domain Name Service (DNS) usa a porta 53.

HyperText Transfer Protocol (HTTP) usa a porta 80, enquanto a versão segura do HTTP, HTTPS, usa a porta 443.

Acredite, isso é apenas uma lista início muito curto de números de porta que você precisa saber para passar a Rede + exame. Se você estiver familiarizado com esses protocolos, isso é ótimo - e se você não é, basta olhar para a Rede próximo + tutoriais exame!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário